Escolha uma Página

Projeto solo: 17 artistas de Sorocaba-SP que você tem que conhecer!

Manchester Paulista se destaca pela variedade de estilos e qualidade musical.

Foto: Henrique Ravelli. Por Camila Fontenele
Texto: Renan Pereyra

Que Sorocaba-SP se tornou um celeiro de ótimas bandas autorais nas últimas décadas, já não é novidade pra ninguém. Como mostramos na matéria sobre os principais hits da cidade, a Manchester Paulista se destaca pela variedade de estilos e qualidade musical. Desse vasto cenário, muitos músicos preferem empunhar instrumentos sozinhos e optar por um lance mais intimista, dando sua própria cara à sonoridade criada: eles gravam, produzem e fazem shows em ruas, casas de shows ou bares – tudo no velho esquema Do It Yourself, na maioria das vezes.

Pensando nisso, separamos 17 artistas locais que assinam projetos solos e que você TEM que conhecer. Do folk punk de JJ The Wave e Pivetes ao som açucarado de Ananda Jacques; do rock experimental do HeR à genialidade de João Leopoldo e Paula Cavalciuk. Confira abaixo a nossa seleção!

—————————————————————————————————————————————-

Artista: JJ The Wave
Onde encontrar: FacebookSoundcloud & Bandcamp

JJ The Wave, alter ego do músico João Maresia, é um projeto folk punk que teve início em meados de 2010. Com apenas um violão e um gravador de mão, o compositor transborda subjetividade e emoção em suas canções. Ao todo, JJ The Wave conta com quatro EPs, sendo um deles ao vivo. O músico também é um dos mais produtivos da cena local e trabalha na organização do tradicional festival Musicada junto com uma galera. Confira!

—————————————————————————————————————————————-

Artista: Pivetes
Onde encontrar: Facebook & Bandcamp

Uma das principais influências de JJ The Wave, Pivetes é o nome do projeto solo do músico Victor V-B (mais conhecido por aqui como Gringo). O artista nasceu nos EUA e veio morar em Sorocaba em 2009, onde tocou em bandas como o Mavka. Atualmente, Gringo é baterista das bandas Nebula e Mataram Meu Mestre, além de integrar um projeto musical onde toca vibrafone. Ele descreve o Pivetes como “uma banda punk”.

—————————————————————————————————————————————-

Artista: Ananda Jacques
Onde encontrar: Facebook e Soundcloud

Com uma das vozes mais belas da cena, a cantora e compositora Ananda Jacques se destaca com músicas autorais que contam com influências do pop, MPB e jazz. Suas composições flertam com a obra de Nara Leão, Céu, Esperanza Spalding, Vanessa da Mata e Tulipa Ruiz. Uma curiosidade: antes de investir na carreira solo a artista tocava baixo em uma banda de death metal – algo inimaginável para quem vê seu estilo tão doce abaixo.

—————————————————————————————————————————————-

Artista: Henrique Ravelli (HeR)
Onde encontrar: Facebook e Soundcloud

O emblemático guitarrista da banda sorocabana INI, Henrique Ravelli, atacou em carreira solo no ano passado com o HeR. O primeiro disco do projeto, intitulado Devolva-me os Ipês ou Tocarei pra Encher sua Cidade de Ratos, conta com pegada experimental e pode ser ouvido logo abaixo. Todo o álbum foi produzido pelo artista, que ao vivo convida outros músicos da cidade para reproduzir as faixas. Tesão.

—————————————————————————————————————————————-

Artista: Gonza
Onde encontrar: FacebookSoundcloud

Depois de alguns anos morando no Rio de Janeiro, Sérgio Gonzales retornou a Sorocaba e me apresentou seu projeto solo, intitulado simplesmente Gonza. O trabalho mais recente do compositor é o EP 7 de Janeiro, lançado em julho deste ano. O registro possui músicas como “Paris” (sobre o atentado terrorista ocorrido na cidade em 2014), “Viúva Negra” (de 2007), “Do Outro Lado do Rio” (de 2012) e “Constância” e “A Praça” (ambas de 2015). Confira no player.

—————————————————————————————————————————————-

Artista: Paula Cavalciuk
Onde encontrar: Facebook & Soundcloud

Apesar de ser acompanhada por uma banda fixa que inclui músicos experientes, Paula Cavalciuk – a dona de uma das vozes mais marcantes da cidade – está prestes a lançar seu registro de estreia, intitulado Mapeia. Apesar de ter muitos anos de estrada como cantora, Cavalciuk começou a investir em músicas autorais recentemente e o resultado não poderia ser diferente: com o clipe do hit “Maria Invisível”, a artista tem sido notícia nos principais veículos especializados do país. Assista.

—————————————————————————————————————————————-

Artista: Maurício Nogueira
Onde encontrar: Facebook & Soundcloud

Fiquei surpreso com a minha ignorância musical quando conheci o trampo do Maurício Nogueira, músico e produtor sorocabano e proprietário do estúdio Aquarela. Trata-se de um pop/MPB bem feito, sem amarras e com letras sensacionais. O artista é antigo conhecido da cidade e se aventurou no metal nos anos 90. Abaixo você confere o hit “Astrolábio”, gravado no Teatro Armando Pannunzio (2012), que mostra toda a versatilidade do cara.

—————————————————————————————————————————————-

Artista: João Leopoldo
Onde encontrar: Facebook & Soundcloud

João Leopoldo é um daqueles gênios musicais que nascem raramente. Tocando piano e cantando como poucos, o músico encanta por onde passa com a sua “música melodramática” ou “surrealismo sonoro”, como ele mesmo gosta de chamar. O trabalho mais recente de Leopoldo é um disco chamado Novo, lançado neste ano. O compositor também é conhecido por diversas parcerias de peso, como essa que você confere abaixo com Cida Moreira tocando “Lady Sólida”. A letra foi escrita em parceria com Gustavo Godzila (outro importante nome do movimento sorocabano).

—————————————————————————————————————————————-

Artista: Clara Nolasco
Onde encontrar: Youtube

Tal pai, tal filha. Conheci a Clara Nolasco no ano passado tocando em uma edição alternativa do famoso Carne de Segunda. Quando me contaram que ela era filha do Leopoldo (o pianista citado acima) tudo ficou mais claro: a criatividade é hereditária. Em tempo: Clara também é integrante da banda sorocabana Gregos e Baianos, que mistura música, teatro e poesia.

—————————————————————————————————————————————-

Artista: Hugo Rafael
Onde encontrar: FacebookSoundcloud

Hugo Rafael é o atual vocalista do grupo Sambô (leia aqui nossa entrevista com ele).  Mas o músico, que ficou conhecido por vencer uma das edições do Programa Jovens Talentos (Raul Gil), também segue sua carreira solo, além de já ter tocado outros importantes projetos em Sorocaba, como a banda Fast Food Brazil. Abaixo você confere a faixa autoral “Hoje é Dia”, do álbum Colorido. Um dos melhores cantores do país, sem dúvidas.

—————————————————————————————————————————————-

Artista: Ziur
Onde encontrar: Facebook & Soundcloud 

Ziur é o projeto genial de um dos artistas mais incompreendidos e experimentais de Sorocaba: Peterson Ruiz. Conheci o cara tocando um instrumento criado por ele mesmo há alguns anos e recentemente fomos parar juntos em cima do palco do Asteroid fazendo um tributo ao Echo And The Bunnymen. Algumas faixas autorais do músico saíram em coletâneas internacionais recentemente. Uma delas é “Oshalamar Batukistun”, que integra a Classwar Karaoke Solo Percussion Vol I. Confira abaixo.

—————————————————————————————————————————————-

Artista: Khalil Menegolo
Onde encontrar: Facebook & Soundcloud

Outro músico sorocabano que segue a linha MPB e merece um olhar especial. Khalil Menegolo se apresenta em diversos lugares da cidade e tem como marca a criatividade de suas composições próprias. Confira abaixo o artista executando a faixa “Ana Laura e Roni”.  

—————————————————————————————————————————————-

Artista: Gabriel Lara
Onde encontrar: Soundcloud

Mais uma banda de um homem só. Achei sensacional quando o João Maresia me apresentou o som do Gabriel Lara e explicou que conheceu ele nos shows do JJ The Wave. “A gente vivia tentando convencer ele tocar ao vivo, até que topou. Fez um show no Fernando Prestes. Ele é um cara bem sensível e eu percebo isso latente nele. É muito tímido, mas as influências vão de Charlie Brown Jr a Beatles”, conta. Abaixo você ouve a sugestiva “Suicidas do Ensino Médio”.

—————————————————————————————————————————————-

Artista: Marco Faria
Onde encontrar: Facebook & Bandcamp

Marco Faria faz um som impecável, como você pode ver abaixo no seu disco Fio da Meada. Esse é o primeiro registro do compositor que nasceu em Belo Horizonte mas reside atualmente em Sorocaba.  “Eu acredito que sou um pouco de tudo que tem nessas canções. Entre mistério e realidade, estou estampado nas minhas letras e também no som. Sou cada crença, cada ideia, cada desafinação, cada dissonância, cada grito e também cada silêncio”, filosofa.

—————————————————————————————————————————————-

Artista: Marcos Boi & MadDog Blues
Onde encontrar: Facebook & site oficial 

Marcos Boi é outro dinossauro do rock da Cidade Amarela. Nascido em Mairinque-SP e radicado em Sorocaba desde 1996, o músico está por trás de vários projetos de peso e sempre envolvido com o blues e o rock and roll. No campo autoral, o artista segue na ativa com o projeto Marcos Boi & MadDog Blues. Abaixo o clipe de “Os Vícios Teus”, do projeto Cinema Possível.

—————————————————————————————————————————————-

Artista: Renan Pereyra
Onde encontrar: Facebook & Soundcloud

Renan Pereyra é o projeto folk do vocalista/guitarrista da banda punk Fones. Abaixo a faixa “A Bird In My Head”.

—————————————————————————————————————————————-

Artista: Amanda Naughton
Onde encontrar: FacebookBandcampSoundcloud

Finalizo esse post com uma de minhas artistas preferidas, Amanda Naughton. Apesar de residir atualmente em Munique, na Alemanha, a cantora teve uma passagem considerável por Sorocaba, onde chegou a tocar bateria na banda instrumental Iansã.  Com influências de nomes como John Frusciante, Cat Power, Warpaint e Andrew Bird, Naughton conta com um projeto de músicas autorais que você pode ouvir aqui. Abaixo você confere “Lukewarm”, de 2014, e “Touchless”, de 2011.

Nota: E aí, esqueci de alguém? Com certeza sim. Em uma cidade com 700 mil habitantes fica difícil policiar tudo de legal que ta rolando. Então me ajude e poste mais artistas com projeto solo nos comentários. A internet agradece! 🙂

Pin It on Pinterest