Escolha uma Página

5 documentários sobre punk rock para assistir online!

Do CBGB ao Textículos de Mary, confira um pequeno recorte sobre o movimento.

Por Renan Pereyra

Aos amantes do bom e velho punk rock: separamos nesse post cinco documentários online sobre o estilo que você devia assistir, ou rever, o quanto antes. Da história do renomado clube punk CBGB, em nova York, ao drama vivido pela banda drag nordestina Textículos de Mary ,nos anos 90. Confira abaixo nossa seleção que faz um pequeno recorte do movimento.

1. CBGB’s – Blitzkrieg Bop

CBGB’s – Blitzkrieg Bop conta a história do clube que dominou o cenário musical punk em Nova York. Hilly Kristal, proprietário do local, abriu as portas para que bandas como Ramones e Talking Heads apresentassem suas músicas próprias, iniciando uma revolução musical. Em 1974, o Television tocou pela primeira vez no espaço e passou a fazer shows lá todos domingos até a gravação do clássico Marquee Moon, disco de estreia. Por ser desenvolvido no período, o registro nos dá noção da energia que tomou conta do clube na década de 70. Com aproximadamente 50 minutos de duração, o documentário mistura apresentações ao vivo e entrevistas curtas. Confira!

2. Textículos de Mary e Outras Histórias

Auto-intitulada porta-voz dos marginalizados, a banda punk Textículos de Mary teve breve trajetória marcada pela polêmica. “Engolida pelo mar de lama dos mangueboys que habitam Recife, a Textículos de Mary foi uma banda ousada que teve a coragem de assumir uma postura assumidamente homossexual em cima dos palcos”, explica o resumo do documentário abaixo dirigido por Flávia da Rosa Borges. Com pouco mais de vinte minutos, o registro passa o drama sofrido pelo grupo que quebrou barreiras em uma época onde a caça aos homossexuais era tratada como algo natural. O desfecho não poderia ser outro: muita confusão e o fim da banda por conta da falta de espaço.

3. Botinada: A Origem do Punk no Brasil

Botinada: A Origem do Punk no Brasil é um documentário que narra a história do início do movimento no Brasil (1976-1984) e o paradeiro de seus protagonistas. O registro foi produzido por Gastão Moreira e lançado pela ST2, em 2006. Foram quatro anos de pesquisa, 77 pessoas entrevistadas, milhares de horas nas ilhas de edição, 200 horas de vídeo e muitas imagens raras compiladas pela primeira vez. O documentário teve como base os registros Punks, Garoto do Subúrbio e Rota ABC. A obra conta com imagens raras, como a banda Cólera tocando ao vivo em 1980, na TV Tupi, e o Inocentes tocando no Gallery, em 1982 (além de entrevistas com punks de todo Brasil, jornalistas, cineastas, bandas e simpatizantes do movimento).

4. O Lixo e a Fúria

Os Sex Pistols existiram por apenas 26 meses e gravaram um único álbum, mas mudaram a história da música para sempre. Este filme documenta sua história, do surgimento à explosão da banda. Tendo como pano de fundo a cena política, econômica e social de Londres em meados dos anos 70, descreve um momento chave de transição na história social inglesa. O documentário foi dirigido por Julien Temple e a obra se baseia nos relatos de pessoas envolvidas com a banda, expondo discordâncias, brigas e o cenário onde tudo aconteceu. A essência do movimento punk, resultando numa envolvente experiência cultural. Praticamente todos os links do filme online foram retirados do ar por conta de diretos autorais, mas depois de um tempo procurando consegui encontrar em inglês aqui. Caso tenha dificuldades com a língua você pode fazer o download do doc. legendado aqui.

5. A Band Called Death

Detroit, começo dos anos 70. Três irmãos negros cheios de talento montam uma banda de garagem fazendo um rock rápido, intenso, sujo e pesado muito antes dos Sex Pistols, Bad Brains ou Ramones começarem a dar suas primeiras palhetadas. Sim, uma banda punk antes mesmo do punk existir: o Death. Assista ao registro legendado clicando aqui.

Menção honrosa – The Punk Singer

The Punk Singer é um documentário sobre uma das mulheres mais importantes da cena noventista, Kathleen Hanna. Punk, riot girrrl e ativista feminista, ela foi vocalista do Bikini Kill e fundou o Le Tigre. Confira o belo registro abaixo.