Escolha uma Página

Música e Cinema | 10 documentários imperdíveis para assistir na Netflix

por | 13 abr 2017 | Blog, Listas | 0 Comentários

Punk, hip-hop, jazz, musicoterapia, música latina. Veja os filmes que se destacam.

Por Renan Pereyra

Que a Netflix conta com um acervo de ótimos documentários não é novidade pra ninguém. Mas há alguns registros musicais por lá que são verdadeiras obras-primas. Muitas delas, desconhecidas do grande público. Abaixo listamos 10 documentários sobre música que assistimos e que valem muito à pena. Confira!

———————————————————————————————————————————

Joe Strummer: O Futuro Está Para Ser Escrito

Joe Strummer (foto), vocalista do The Clash, influencia até hoje gerações com sua personalidade e suas músicas. Sem medo de dizer o que pensava, foi um dos grandes nomes do punk rRock. O documentário de Julien Temple reúne imagens de arquivo nunca vistas e cenas inéditas do cantor, desvendando sua intimidade nas relações com os amigos e família, além de sua participação no cenário punk. O filme é uma homenagem a um dos ícones da música britânica em suas fases antes, durante e depois do The Clash.

Lançamento: 2008 (1h 57min)

Hip-Hop Evolution

Em formato de série, Hip-Hop Evolution é um documentário produzido pela própria Netflix que conta a evolução do gênero dos anos 70 aos 90. O registro traz entrevistas com importantes MCs, DJs e produtores ligados à cena. A primeira temporada conta com quatro episódios e tem como criadores Darby Wheeler, Scot McFadyen e Sam Dumm.

Lançamento: 2016 (cada episódio contém cerca de 48 minutos)

The Other One: The Long Strange Trip of Bob Weir

O Grateful Dead é estranhamente uma banda pouco conhecida no Brasil, embora no exterior seja idolatrada por sua mistura de folk, country, rock psicodélico e space rock. Outros detalhes que chamavam a atenção eram os shows, sempre com muitos improvisos, e o número altíssimo de performances do grupo ao longo de 30 anos. Neste documentário, o vocalista, guitarrista e letrista Bob Weir relembra sua jornada com a banda, do subúrbio ao estrelato.

Lançamento: 2015 (1h 24min)

What Happened, Miss Simone?

Outro ótimo documentário da Netflix que conta a história de uma das maiores artistas de jazz/soul/R&B/blues. Nina Simone conquistou fama e sucesso, mas nunca deixou de lado a sua verdadeira causa: a luta por igualdade social e racial. Gravações inéditas e imagens raras de arquivo fazem parte desse registro dirigido por Liz Garbus.

Lançamento: 2015 (1h 42min)

Buena Vista Social Club

Com direção de Win Wenders, Buena Vista Social Club mergulha na música e história do guitarrista e produtor norte-americano Ry Cooder, fundador da famosa banda cubana.

Lançamento: 1999 (1h 45min)

Los Punks: We Are All We Have

No sul e sudeste de Los Angeles, Califórnia, o cenário punk rock vem crescendo entre os quintais de adolescentes e jovens adultos latino-americanos. Bandas, fãs, produção, marketing e segurança são entrelaçados em uma sub-cultura trash. A direção é de Angela Boatwright.

Lançamento: 2016 (1h 19min)

Amy

Vencedor do Óscar de Melhor Documentário, Amy mostra a vida pública e privada de uma das maiores vozes de sua geração. Fruto de uma parceria do diretor com a Universal Music UK, o filme apresenta diversas imagens da cantora, algumas delas quando Amy ainda era criança. O documentário também aborda questões delicadas, como a relações de Amy com a família, mídia e o vício em drogas.

Lançamento: 2015 (2h 47min)

Alive Inside: A Story Of Music & Memory

Dan Cohen é o fundador da organização, sem fins lucrativos, Música e Memória. O grupo luta para provar que a música tem capacidade de combater a perda de memória, trazendo identidade para pessoas depressivas ou com problemas de esquecimento. O tratamento é usado especialmente com pessoas que desenvolveram Alzheimer. Impossível não se lembrar do enredo do filme A música Nunca Parou (2011). Na trama, um jovem descobre um tumor no cérebro que o impede de produzir novas memórias. Coincidentemente, ele usa músicas do Grateful Dead (banda citada em um dos documentários acima) para relembrar de acontecimentos anteriores.

Lançamento: 2014 (1h 17min)

Keith Richards: Under The Influence

Descubra quem são as pessoas lugares e sons que alimentam a chama da lenda Keith Richards, uma das cabeças pensantes por trás da jurássica banda Rolling Stones. Dirigido por Morgan Neville.

Lançamento: 2015 (1h 22min)

Hecho en Mexico

Encerramos a lista com Hecho en Mexico, documentário que mostra a paisagem, cultura e música do México. Além de apresentar alguns dos artistas locais mais aclamados, o registro conta como o país tem influenciado diversas outras culturas mundo afora. Bem bacana!

Lançamento: 2012 (1h 40min)

Fontes: Netflix | AdoroCinema

0 comentários

Diga algo! Adoramos saber a sua opinião.

Pin It on Pinterest