Escolha uma Página

Garimpo Nacional | 8 trampos de destaque da semana!

Confira alguns dos lançamentos recentes da música alternativa brasileira.

Por Renan Pereyra

O Garimpo Nacional traz os melhores trampos que foram lançados (ou que estamos ouvindo) nos últimos dias. Chega mais que essa edição tá recheada de trabalhos incríveis, como os novos registros de Rincon Sapiência, Nenê Altro e Curumin. Temos ainda música nova da Banda Tereza, os clipes da Abronca e Letty and The Goos e as descobertas da semana: Pedro Olem & Seus Problemas e Xharles!

———————————————————————————————————————————

Nenê Altro

Lançado pela Monstro Discos, Classe de 1972 é o disco de estreia do músico e escritor Nenê Altro, que ficou nacionalmente conhecido como vocalista da banda Dance Of Days. Aos 44 anos, o artista segue atual e com letras de referência. Não é à toa que o álbum já recebeu elogios de gente como Dado Villa-Lobos. “Nenê chega com um disco classe! Classe de 1972 é Guitar Rock clássico, urbano e atual, cheio de amores e desencantos melódicos, atitude na medida certa. […] Um disco pulsante e Jovem!”, diz o integrante da Legião Urbana. Ouça abaixo!

Rincon Sapiência

Na semana passada comentamos aqui o novo single do rapper Rincon Sapiência, intitulado “Ostentação à Pobreza”. Hoje o músico finalmente liberou o disco na íntegra. Galanga Livre conta com 13 faixas e letras de protesto que abordam assuntos complexos, como o preconceito, capitalismo, machismo e sobre o atual momento político que assola o país. Outro fator que impressiona é a musicalidade presente no registro. Como bem destacou o site Rap Nacional, além do rap e africanismo, Galanga Livre traz uma “mistura de estilos musicais que mergulham nas praias do blues, da ciranda, da capoeira, da tropicália, do rock’n roll e dos outros gêneros musicais que autorizam melodicamente que esses sons sejam sampleados”. Confira!

Letty And The Goos

É da pequena cidade de Itapira, no interior de SP, que vem o grandioso e potente som da Letty and The Goos. O trio garage rock é formado por Letty (voz/guitarra), Arian (guitarra) e
Livia (bateria). “Sem baixo, sem solos longos de guitarra e sem frescura. A banda aposta na essência crua do punk: o faça você mesmo, curto e grosso, atrelado a um gole de alternativo que desce muito bem”, sentenciam. O trampo mais recente do trio é o clipe “Ugly Demons”, produzido pela Urgência Filmes. A faixa – lançada pela Dinamite Records – foi gravada, mixada e masterizada por Bruno Cestari. Você pode conferir outras músicas aqui.

Abronca

Ex-Pearl Negras, o trio feminino de hip-hop Abronca retorna com o ótimo clipe do single “Chegando de Assalto”, lançado com exclusividade pela Noisey. A direção do vídeo é assinada por Uriel Calomeni e o registro foi gravado no bairro Vidigal (RJ). “O papel da mulher no rap é mostrar que temos muita força e coragem pra conseguir o que queremos. Estamos conquistando nosso espaço sem depender de homem nenhum”, disseram ao veículo. Abronca é formada por Alice (Slick), Jennifer (Jay) e Mariana (May). Assista “Chegando de Assalto”.

Tereza

“Sonhos de Kassin” é o nome do novo single da banda carioca Tereza, que conta com diversas passagens pelo Asteroid. A música – uma homenagem ao produtor carioca Alexandre Kassin – marca o retorno da banda aos estúdios após o lançamento do disco Pra Onde A Gente Vai (2015).

Xharles

Esse material chegou até minhas mãos essa semana e me impressionou pela qualidade. Assinando simplesmente como Xharles, o músico carioca Xarles Xavier se destaca com o clipe “A Gente Se Vê Por Aí”, produzido pela Rua13studio e lançado recentemente. Ex-vocalista da banda de rock alternativo Incrível MART, Xharles funde elementos da música pop e eletrônica, com boas sacadas de guitarra, baixo, synth e bateria eletrônica. As referências vão do rock inglês aos rock alternativo 80/90s, passando pela música brasileira e pelo folk. Ouça abaixo.

Curumin

Curumin lançou agora pouquinho o disco Boca (tá no play!). “Quero muito agradecer aos produtores musicais e parceiros de palco Zé Nigro e Lucas Martins, ao Gustavo Lenza que mixou, ao Felipe Tichauer que fez a masterização, ao apoio e carinho do Natura Musical, a toda equipe ninja que tem feito esse disco brilhar, Otavio Argento (Brasuca Produções), Renata Franchini, Bebel Prates, Francine Ramos, Cecília Lucchesi, Ava Rocha que deu corpo e forma e à minha família que me aguentou nesse processo”, agradeceu o músico pelo Facebook.

Pedro Olem & Seus Problemas

Outra agradável descoberta da semana, Pedro Olem & Seus Problemas lançou o EP Amargo. “Amargo é o registro da saga de um compositor inquieto que declama, canta e exclama os problemas mais caóticos do cotidiano, os sabores mais intragáveis da rotina e a caminhada dolorosa de se viver com, por e pelo rock and roll. As quatro faixas transitam entre o cômico, o literário, o histórico e o crítico”, resume o release. Bom pra caramba!

0 comentários

Diga algo! Adoramos saber a sua opinião.

Pin It on Pinterest