Como Identificar uma Empresa Economicamente Rentável

Como Identificar uma Empresa Economicamente Rentável

Como Identificar uma Empresa Economicamente Rentável | Para determinar se uma empresa é lucrativa, preste atenção a indicadores como receita de vendas, despesa de mercadorias, encargos operacionais e lucro líquido.

Todos estes elementos fazem parte de uma declaração de renda, também conhecida como demonstração de lucros e perdas. A lucratividade é distinta da liquidez. Confira o restante em nosso site.

Como Identificar uma Empresa Economicamente Rentável

Uma empresa pode ter números crescentes de vendas e renda líquida, mas pode lidar com o tédio financeiro se os clientes não pagarem pelas mercadorias a tempo – se é que pagam.

Receita de vendas

A receita de vendas impulsiona o motor de rentabilidade de uma empresa para o sucesso comercial. A liderança de topo gasta um tempo considerável para descobrir a melhor maneira de aumentar as vendas e estabelecer estratégias de marketing apropriadas.

A receita corporativa pode resultar da venda de mercadorias, prestação de serviços, compra e venda de produtos financeiros, qualquer coisa entre os dois ou de todos os itens acima.

O principal objetivo é alimentar a rentabilidade a longo prazo e trazer dinheiro suficiente para os cofres corporativos para que os investidores vejam o negócio como uma oportunidade de financiamento atraente. Quanto maior a receita corporativa, maior a probabilidade de o negócio apresentar resultados financeiros cor-de-rosa.

Despesas com Mercadorias

Uma empresa com um baixo custo de mercadoria – também conhecido como custo de venda ou custo de mercadorias vendidas – mostra aos financiadores que pode administrar habilmente sua margem bruta e aumentar os indicadores de rentabilidade ao longo do tempo. A margem bruta é igual à receita de vendas menos o custo da mercadoria vendida.

Quanto menor a despesa de estoque de uma empresa, maior a margem bruta – supondo que a receita de vendas não sofra uma amolgadela numérica. O custo de venda consiste em dinheiro que uma empresa pode comprar matéria-prima e fabricar itens em processo e produtos acabados.

Taxas operacionais

Os encargos operacionais — ou despesas operacionais, como as pessoas do setor financeiro os chamam — vão desde material de escritório e litígio até multas regulatórias, aluguel, depreciação, transporte e serviços públicos. Quanto mais altos os encargos, menor o resultado líquido no final de um determinado período — como um trimestre ou ano fiscal.

Os diretores da empresa sabem que o monitoramento das despesas de inventário é essencial, mas também entendem a importância de refinar nos encargos operacionais – para que os investidores não usem esses custos como uma eventual moeda de troca quando o negócio procura operar com dinheiro mais tarde.

Os financiadores podem exigir que a liderança superior corte os custos operacionais como condição para assistência financeira, e este cenário pode forçar os chefes de departamento a fechar fábricas e demitir pessoal.

Lucro líquido

O lucro líquido é, em última análise, o número que importa, especialmente quando se trata de comparar os dados de desempenho de uma empresa com as informações dos seus rivais.

Como um indicador chave de lucratividade, o lucro líquido diz aos leitores das demonstrações financeiras se um negócio está se encaixando e começando ou se é uma força competitiva com a qual se pode contar.

Agora que você sabe como identificar uma empresa economicamente rentável, deixe seu comentário!