Como Funciona o Carro Elétrico? – baterias e suas inovações!
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Como funciona o carro elétrico? O veículo elétrico é convocado para revolucionar toda a nossa mobilidade. A preocupação com o meio ambiente e a inovação em carros elétricos estão fazendo com que o interesse pelos mesmos seja maior do que nunca.
Por isso, vamos explicar de que maneira as tendências e inovações que nos esperam implicam no modo de como funciona o carro elétrico. Leia!
Como funciona o carro elétrico: a grande inovação do veículo eletrificado nas últimas décadas
Desde que Robert Anderson apresentou e mostrou como funciona carro elétrico pela primeira vez em 1832 (havia outros protótipos antes, mas nada refinado), muita coisa mudou e muito tempo passou.
Porém, a história principal do veículo elétrico, na realidade, sempre esteve relacionada com sua bateria e sua capacidade de armazenamento. Portanto, embora a questão do motor não seja um problema e, na verdade, seja mais seguro e mais fácil de manter e reparar, a autonomia sempre foi o seu “calcanhar de Aquiles”.
As baterias limitaram o alcance do carro eletrificado ao longo de sua história, tornando a sua autonomia muito menor do que a dos veículos movidos a combustível fóssil.
É por isso que, embora o interesse pelo carro eletrificado tenha se renovado durante os anos 60 a 90 do século 20, só na década de 2000 os primeiros carros elétricos realmente úteis começaram a ser vistos no dia a dia.
Como funciona o carro elétrico: o MOSFET, os microcontroladores e a bateria de íon-lítio, a grande inovação em carros elétricos pioneiros
É nesta década dos anos 2000 que o carro elétrico passa a incorporar três grandes inovações.
- Tecnologia MOSFET – é a sigla em inglês para “Metal Oxide Semiconductor Field Effect Transistor” – transistor de efeito de campo de semicondutor de óxido metálico. Inventado em 1959, facilitou a condução elétrica, minimizou as perdas de energia e baixou o preço dos veículos eletrificados;
- Microcontroladores de chip único: eles podiam lidar com todos os aspectos de controle de direção e gerenciamento de bateria;
- Baterias de íon-lítio: é como funciona o carro elétrico atualmente, sendo difundidas hoje em dia na maioria dos aparelhos eletrônicos e que permitiram, pela primeira vez, que os veículos eletrificados pudessem viajar longas distâncias, ainda que curtas quando comparados a motores movidos pelo combustível fóssil.
O Tesla Roadster foi o primeiro carro produzido em massa a começar a usar esses tipos de baterias em 2008, tornando-as um padrão para todos os outros carros elétricos.
Como funciona o carro elétrico em um futuro próximo? Melhorias no carregamento e capacidade da bateria
Hoje, a tecnologia de microprocessador, a autonomia na direção automática e até a inteligência artificial estão avançando a passos largos. Embora muitas sejam tecnologias aplicáveis a qualquer tipo de veículo, é verdade que os carros elétricos lideram seu uso.
No entanto, as principais tendências em inovação em carros elétricos continuam a se concentrar em:
- Melhorar a velocidade de carregamento: dessa forma, o objetivo é igualar, ou mesmo melhorar, os tempos de reabastecimento do carro movido por combustível fóssil;
- Melhorar ainda mais a capacidade da bateria.
Essas são algumas das inovações nesses campos que mais estão sendo trabalhados, que nos ajudam compreender de forma melhor como funciona o carro elétrico e como ele funcionará em um futuro não tão distante.
Melhorias e descobertas em baterias de íon-lítio
É através dessas baterias que podemos compreender de maneira melhor como funciona o carro elétrico atualmente. A prova da importância dessas baterias é que o Prêmio Nobel de Química de 2019 foi concedido aos seus inventores.
Como foi mencionado na própria premiação:
“O desenvolvimento de baterias de íon-lítio progrediu rapidamente e podemos esperar muitas outras descobertas em tecnologia relacionadas a baterias.”
Baterias de fluxo maiores e mais potentes
As baterias de fluxo são a esperança para a grande eletrificação da mobilidade, pois trazem maior autonomia aos veículos e são muito mais potentes. Adequadas para veículos maiores, como barcos ou mesmo aviões, é de se esperar que também possam ser aplicadas ao carro elétrico em um curto período de tempo.
Novos tipos de baterias
Por exemplo, baterias de zinco, o que pode significar carros mais leves e seguros. Além disso, as baterias de zinco podem ser 30% a 50% mais baratas do que as equivalentes de íon-lítio.
Carregamento solar
Embora, no momento, o carregamento do carro elétrico não possa ser tão rápido quanto o do veículo movido por combustível fóssil, soluções estão sendo consideradas, como nem mesmo precisar carregá-lo.
Alguns protótipos de carros elétricos solares prometem recarregar automaticamente graças aos painéis no teto do próprio veículo. Dessa forma, a necessidade de reabastecimento é muito menor.
Carregamento sem fio
Outras soluções de reabastecimento semelhantes passam, por exemplo, pelo carregamento sem fio. Não só quando se trata de carregá-lo em casa sem cabo, mas também quando se dirige em pistas especiais que carregam a bateria ao passar pelas mesmas.
Estas são apenas algumas das inovações dos carros elétricos, mas esperamos que muitas mais surjam. Desde a reforma de estradas em estilo de teleférico até carregadores de 3 minutos, o futuro do automobilismo é dos carros elétricos. Até a próxima!