Veículos Elétricos – O futuro da mobilidade urbana!

Os veículos elétricos, apesar de ainda não serem uma total realidade aqui no Brasil, em outros países com os EUA ou então toda a União Europeia já é comum encontra-los transitando durante o cotidiano.

Mas será que os veículos elétricos são o futuro da mobilidade também aqui no Brasil? De que forma podemos encarar esse carro eletrificado em nosso cotidiano? Leia coma  gente e entenda melhor!

Os veículos elétricos são o futuro da mobilidade?

Veículos elétricos
Eles são o futuro

A resposta é sim. Na realidade, existem 3 tendências principais nessa mobilidade ficarão claras nos próximos anos. Na verdade, eles já são importantes no presente. Essas tendências são:

  1. Compartilhamento de veículo: trata-se da economia colaborativa de iniciativas como BlaBlaCar e afins, além de alternativas como Uber, Cabify, entre outras que facilitam a mobilidade nas cidades;
  2. Carros autônomos: em outras palavras, eles dirigem sozinhos e estão se aprimorando aos trancos e barrancos, prometendo mudar o uso do transporte como o conhecemos;
  3. A eletrificação da mobilidade: o que nos interessa neste caso. As vendas de veículos elétricos estão em alta, com um 2020 em que foram vendidos 78% a mais desse tipo de veículos em relação a um 2019 que já apresentava uma tendência de alta acentuada.

Os números que corroboram que o futuro da mobilidade com o veículo elétrico

1. As vendas de veículos elétricos crescem em todos os mercados

Se olharmos os dados que relacionamos acima, vemos que há dois países que estão à frente em termos de adoção imparável do veículo elétrico. O líder é a China, que responde por mais de 54% de todas essas vendas e um aumento de mais de 83% na adoção de carros elétricos.

No entanto, não é apenas a China que é o motor desse ímpeto. Os Estados Unidos também aumentaram a adoção em mais de 80% em 2018 e, em geral, os veículos elétricos aumentaram em média 45,5% em suas vendas em todo o mundo em relação ao ano anterior.

A União Europeia cresce menos, quase 26%, mas esse crescimento é muito irregular por país.

Enquanto no Brasil a adoção de carros elétricos ainda não decolou (embora continue aumentando, tendo como principais empecilhos a má infraestrutura do trânsito e também a dificuldade de carregamento dos veículos), os países nórdicos estão na liderança e, em alguns, suas vendas já superaram as do carro tradicional.

2. O boom inesperado em outros tipos de veículos elétricos

Outra das principais tendências em mobilidade está nas cidades. Vimos, em apenas alguns meses, que novos veículos elétricos, como scooters, surgiram em todos os lugares.

E não só eles. As motos e bicicletas elétricas, com serviços de aluguel ou adquiridas pelos usuários, começaram a mudar o panorama da mobilidade em nossas cidades.

3. Veículos elétricos no setor de logística e transporte público

Por fim, a tendência do uso de veículos elétricos no transporte de cargas e na logística em geral também é imparável. Impulsionada por uma mudança na mentalidade de empresas e consumidores (dispostos a pagar mais por serviços de empresas ecologicamente corretas), frotas de caminhões e outros veículos terrestres estão sendo eletrificados.

Isso também ocorre no transporte de pessoas dentro das cidades, onde todos podemos ver como, a partir do setor público, ônibus e meios elétricos são incentivados.

No entanto, embora a eletrificação seja claramente o futuro da mobilidade, não é a única coisa que a moldará.

Meio de transporte alternativo que coexistirá com veículos elétricos

Veículos elétricos
Coexistirá com outros meios de locomoção

1. Os combustíveis fósseis ainda terão espaço

Não apenas continuaremos a ver os veículos tradicionais a gasolina ou diesel nos próximos anos, mas alguns outros meios, como os aviões, necessariamente continuarão a usar combustíveis fósseis por algum tempo. Claro, a menos que haja algum avanço tecnológico significativo.

2. Veículos híbridos

Embora os números mencionados mostrem outra tendência, que é o avanço das vendas de carros elétricos em relação aos carros híbridos, estes ainda terão um papel importante. Na verdade, eles continuarão a ser fundamentais, especialmente em um momento de transição como o atual.

3. Transporte público com combustíveis alternativos

Ônibus a gás ou biocombustíveis, por exemplo, continuarão circulando em nossas cidades, coexistirão com veículos elétricos e, em geral, serão uma alternativa. Será pequeno em proporção, mas muito importante em seu efeito diário.

4. Outros veículos de combustível alternativo

De carros a ar comprimido a outros movidos a hidrogênio, estamos em um momento em que muitas pesquisas estão sendo feitas em meios de transporte.

Isso causa avanços rápidos de muitas maneiras e descobertas que podem mudar tudo. Por exemplo, a melhoria na tecnologia das baterias nos últimos tempos tem sido espetacular e mudou o rumo das vendas de veículos elétricos. Ainda outra descoberta, em um campo diferente da eletrificação, pode mudar tudo.