Conheça as maravilhas da Luteína no combate ao envelhecimento

Se tem duas coisas que não queremos de maneira alguma é ter problemas nos olhos e nem envelhecimento precoce, porém, com o passar da idade, é difícil não ter esse tipo de problema.

Entretanto, você sabia que é possível combater todos esses problemas através do auxílio do carotenoide Luteína? Essa substância não é produzida pelo nosso corpo, mas é possível obtê-la de várias formas. Por isso, continue a ler o texto e confira um panorama de tudo que se é preciso saber sobre a Luteína.

Nutrientes alimentares: como combater o envelhecimento com Luteína

Para início de conversa, vamos explicar sobre o que seria a luteína. Como já citei acima, ela é um carotenóide essencial para o bom funcionamento do organismo, já que ele atua bastante com a eliminação dos radicais livres do nosso corpo.

Além desse ponto, a luteína é muito importante para auxiliar na proteção dos olhos contra as várias doenças oculares, como, por exemplo, a degeneração macular relacionada à idade (DMRI), e até mesmo prevenir a catarata.

Quais são os alimentos com a presença da Luteína?

A lista de alimentos que contém a luteína é até grande. De acordo com alguns especialistas, a luteína é a principal responsável pela cor amarela, laranja e vermelha de muitos alimentos. Sem mais enrolações, aqui vai a lista:

  • Rúcula
  • Laranja
  • Brócolis
  • Espinafre
  • Abóbora
  • Agrião
  • Chicória

Vale lembrar que às vezes, seja uma condição genética ou patogênica, somente a alimentação baseada nos itens acima não será suficiente para suprir a necessidade corporal de luteína. Por isso, caso não sinta os efeitos positivos, consulte um médico para utilizar suplementos que contenham o composto. Nunca tome sem autorização médica!

Quais maravilhas da Luteína contribuem para a saúde da pele?

Já falamos sobre a capacidade da luteína de prevenir doenças, mas será que ela é realmente boa para o mantimento da boa saúde da pele como a maioria das pessoas costumam comentar?

A resposta é sim! A começar com a capacidade que a luteína tem de combater os radicais livres do corpo, graças à ação antioxidante que possui. Com ela, é muito difícil os raios ultravioletas conseguirem penetrar na pele e causarem, na pior das hipóteses, o câncer de pele.

Além disso, de acordo com algumas pesquisas a luteína junta de sua aliada, a zeaxantina, conseguem rebater a luz azul, coisa que auxilia bastante no combate de doenças oculares, como a própria DMRI já citada.

Quais são todos os benefícios da Luteína?

Por fim, nada melhor do que um resumão de todos os benefícios da luteína. Se prepara que a lista é grande, afinal, esse composto é um dos componentes mais fortes que nosso corpo utiliza no cotidiano. Aqui vai a lista com todos os benefícios:

  • Combate ao envelhecimento precoce da pele;
  • Melhoria na saúde ocular;
  • Combate a várias doenças, incluindo o câncer;
  • Proteção contra doenças oculares;
  • Auxílio do organismo em eliminar radicais livres;

Como falei lá atrás no tópico que aborda saúde da pele, para se defender de invasores externos. Outro benefício que podemos comentar é justamente

Quais são as principais causas do envelhecimento precoce da pele?

Atualmente, são vários fatores que são responsáveis e seria possível fazer um artigo inteiro com eles, mas vamos citar os principais. Um dos maiores causadores é justamente o estresse, pois esse problema acaba por afetar diretamente o metabolismo da pessoa e, somado à poluição das cidades grandes, a oxidação das células é a consequência final.

A exposição ao sol em horários ruins também compromete bastante a capacidade da pele de se manter forte e resistente, além de que uma alimentação desbalanceada também colabora para aumentar o problema. Por isso, vamos usar todas as dicas acima, junto ao uso da luteína, para melhoria na saúde.

Com isso, concluímos por aqui. Espera-se que com todo o texto, você agora saiba todos os benefícios da luteína, bem como a importância de consumir alimentos que a contenha. Se gostou do texto, não esqueça de compartilhar para ajudar na divulgação e para mais material de qualidade que envolva saúde, continue a visitar os posts do site.