Como Saber se o Arquivo Está Corrompido
Navegação do Post
Como Saber se o Arquivo Está Corrompido | Embora isso aconteça raramente, arquivos sobrescritos ou corrompidos em seu PC são um problema sério, potencialmente atrasando seu valioso trabalho em horas, semanas ou mais. Confira mais detalhes em nosso site.
Como Saber se o Arquivo Está Corrompido
A corrupção de arquivos ocorre por diversas causas – algumas resultantes de erro humano, outras sobre as quais você tem pouco controle. Determinar se você tem problemas de arquivos é relativamente simples, embora a recuperação deles requer planejamento antecipado e um pouco de sorte.
Causas
Desde o surgimento dos primeiros PCs no final dos anos 70, a confiabilidade do hardware e software de computador melhorou drasticamente, embora a corrupção de arquivos ainda aconteça.
Você pode, por exemplo, salvar ou copiar acidentalmente um novo documento sobre um arquivo existente com o mesmo nome, limpando o antigo. Um vírus de computador pode causar estragos no disco rígido do seu computador, corrompendo seu conteúdo.
As quedas de energia desligam seu computador quando você está no meio de um trabalho importante, deixando os arquivos meio acabados.
Capacidade de leitura
A corrupção pode tornar o conteúdo de um arquivo ilegível. Se a corrupção for grave, o Windows exibirá um erro se você tentar acessar um arquivo corrompido; a entrada do diretório do documento pode ser codificada, tornando impossível para o computador encontrá-lo; ou os dados reais podem ser comprometidos, impedindo o drive de acessar o arquivo.
Formas mais brandas de corrupção não resultam em erros graves, embora os dados possam não mais se encaixar no formato que um dia tiveram; seu processamento de texto ou outros programas de aplicação não conseguem reconhecer a estrutura do arquivo.
Exame e comparação
Você pode dizer se um arquivo foi sobrescrito abrindo-o e examinando seu conteúdo — as novas informações serão diferentes das originais. Se você não estiver familiarizado com o arquivo, é mais difícil determinar mudanças sutis, mas na maioria dos casos o conteúdo não corresponde mais ao nome do arquivo.
Além de examinar os arquivos, você pode compará-los com programas tais como o utilitário de prompt de comando “fc” no Windows. Fc compara o conteúdo exato de dois arquivos, caracter por caracter, mostrando onde eles diferem.
Se você tiver vários arquivos semelhantes e suspeitar que um possa ter sido sobrescrito, uma comparação automatizada revela se os arquivos são idênticos ou se apresentam diferenças sutis.
Prevenção
Você melhora suas chances de sobreviver a problemas de arquivos tomando algumas medidas preventivas. Primeiro, faça cópias de segurança de todos os seus arquivos importantes, que poderiam ser tão simples quanto copiar o conteúdo de sua pasta “Meus Documentos” para um pen drive ou tão elaboradas quanto configurar um software automático para fazer o trabalho. A adição de um programa antivírus reduz o risco de perda de arquivos por malware. Uma fonte de alimentação ininterrupta com bateria de reserva evita que as falhas de energia elétrica interrompam seu trabalho.
Recuperação
Para recuperar um disco rígido corrompido por um vírus, execute primeiro um programa anti-vírus para remover qualquer malware. Se você suspeitar de corrupção de arquivo, execute o utilitário “chkdsk” nos discos afetados, adicionando as opções “/F /R” após o “chkdsk”, conforme descrito na seção “Recursos”.
Quando o disco rígido estiver livre de vírus e você tiver executado o “chkdsk”, recupere os arquivos perdidos das cópias de segurança. Se você não tiver backups, alguns aplicativos Microsoft como o Outlook têm utilitários embutidos que reparam alguns tipos de corrupção de arquivos.
No pior dos casos, porém, você pode restaurar o disco rígido para funcionar, mas os arquivos permanecem perdidos; neste caso, você deve recriar os documentos perdidos à mão.
Gostou? Conheça nossos outros artigos de tecnologia.