cuidados com os pés

6 Dicas para o ideal: cuidados com os pés no verão

1. Cuidados com os pés

Problemas na forma de calos secos, rachaduras são familiares para muitos. E a culpa por isso, em primeiro lugar, é o aumento da carga nos pés (por exemplo, devido ao excesso de peso nas pernas por muito tempo), sapatos femininos modernos desconfortáveis e falta de cuidados. 

A medicina moderna oferece maneiras de se livrar deles, e até os calos mais velhos podem ser removidos (por exemplo, com um laser). No entanto, é mais fácil prevenir a sua observação das seguintes regras para o cuidado no verão.

Mais sobre saúde

2. Faça uma pedicure a cada 2-3 semanas 

Uma pedicure não é apenas um procedimento higiênico e estético, mas também um procedimento preventivo que permite evitar muitos problemas. Por conta de usar diferentes tipos de objetos para remover cutículas, lixar unhas, lixar pés, graças a uma pedicure, você pode ter uma condição quase perfeita dos pés, corrigir a forma irregular das unhas e esquecer tais problemas como calos, rachaduras e unhas encravadas. 

A propósito, todos esses problemas se prestam perfeitamente ao “tratamento” com a ajuda de uma pedicure. É verdade que você terá que ser paciente, especialmente quando se trata de calos. Mas a pedicure afiada clássica muitas vezes, pelo contrário, causa crescimento excessivo da epiderme e das cutículas.

3. Compre um creme para os pés 

E use diariamente! É melhor que contenha óleos vegetais que tenham um forte efeito nutritivo e regenerador e componentes suavizantes (alantoína, bisabolol, pantenol). 

Se, por andar descalço ou apenas com saltos fechados, a pele dos pés secar, escolha cremes com ingredientes intensamente hidratantes e retentores de umidade (ureia, glicerina, lecitina, extrato de aloe, colágeno, etc.) para o cuidado dos pés no verão.

4. Não deixe a pele das pernas áspera

Se alguns dias depois de uma pedicure, os calcanhares parecerem que fizeram há alguns meses, esfoliar os pés (esfoliar a pele 2-3 vezes por semana) e cremes de ácido salicílico (use-os diariamente) ajudarão. O ácido salicílico previne a superprodução de queratina, o principal culpado pelo fato de a pele dos pés ficar áspera e sua camada superior engrossar. 

O melhor resultado pode ser alcançado se antes de usar o creme, fazer um escalda-pés quente (para suavizar a pele, além do produto cosmético para banho de pés, é bom adicionar uma colher de sopa de bicarbonato à água). 

Esses procedimentos também serão uma boa prevenção de calcanhares rachados (cremes emolientes ou um antigo remédio comprovado – óleo de rícino, que precisa ser lubrificado com calcanhares em vez de creme, também ajudará a se livrar deles). 

5. Controle a transpiração 

Com o aumento da transpiração, ou pó de talco, um creme com efeito desodorizante ou um desodorante especial são úteis para o cuidado dos pés no verão. A condição principal é que todos esses produtos sejam aplicados apenas na pele limpa e seca. 

Muitos desses fluxos modernos para os pés não contêm diluídos de alumínio, que são ou mesmo obstruem o das glândulas sudoríparas, mas componentes antibacterianos que impedem o crescimento de bactérias causadoras do suor (farnesol ou triclosan). Óleos essenciais (por exemplo, lavanda, bergamota, limão, alecrim) e extratos de plantas (especialmente sálvia, salgueiro ou casca de carvalho, hortelã, corda). 

A propósito, extratos e óleos são bons para adicionar aos banhos de pés. Você pode simplesmente comprar uma coleção de ervas na farmácia e, preparar 1-2 colheres de sopa em banho-maria ou água fervente e deixar fermentar sob a tampa por 30-40 minutos, adicioná-lo à água para um banho de pés.

6. Ao fazer uma pedicure por conta própria, tome cuidado! 

Se você prefere uma pedicure em casa aos cuidados com os pés em um salão de beleza ou simplesmente o efeito dos procedimentos dessa maneira, comece com um banho de pés: pele e unhas amolecidas são mais fáceis de tratar. 

Para a pele dos pés macios e macios por mais tempo, em raspas de pedra-pomes, raladores e raspadores de pedicure, use loções especiais com hidróxido de óxido de sódio, que dissolve suavemente a pele morta.