análise de stakeholders

O que é Análise de Stakeholders?

O que é Análise de Stakeholders? | Quando você começou, você adorou o quanto a gestão de projetos envolveu sua programação e suas habilidades de organização.

Sua capacidade de transformar as ideias das pessoas em planos concretos fez de você o super-herói de sua equipe.

Mas à medida que você for crescendo em sua carreira, você começará a liderar projetos importantes. Maiores, mais complicados, mais delicados, com mais pessoas envolvidas.

Quanto mais isso acontece, mais você precisa se preocupar com o gerenciamento das pessoas e da política, tanto quanto com os detalhes e cronogramas dos projetos.

É aqui que entra uma análise formalizada dos stakeholders para ajudá-lo a entender e gerenciar melhor todos os envolvidos em um projeto – desde o CFO que aprova seu orçamento até o comprador que faz as compras finais. Veja mais detalhes em nosso site.

Por que você não pode pular a Análise dos Stakeholders

gerenciamento de stakeholders
Análise de stakeholders

A análise dos stakeholders é uma forma sistemática de identificar todos os VIPs, abelhas operárias e quaisquer outras pessoas importantes envolvidas em um determinado projeto.

E não apenas quem está envolvido, mas como eles influenciam seu projeto, assim como uns aos outros, e o que eles precisam de você para ter sucesso. Pense nisso como informação de fundo para melhorar seus planos e comunicação.

Uma parte difícil do gerenciamento de projetos complicados é a rapidez com que um pequeno galo de velocidade pode lançar tudo fora. Um líder sênior muda de idéia em um único detalhe e o cronograma de uma equipe inteira pode ser afetado.

Ninguém quer isso, então uma análise dos stakeholders ajuda a identificar todos os envolvidos, como eles contribuem, seus interesses e o que você precisa fazer para mantê-los felizes e seu projeto dentro do prazo.

Como conduzir uma análise dos stakeholders

Os passos exatos para conduzir uma análise dos stakeholders dependerão da abordagem que você utilizar, a qual iremos adiante. Mas independentemente de com qual você trabalha, o processo passará por algumas fases:

  1. Identifique: comece listando todos os envolvidos em seu projeto. Estes podem variar desde membros internos da equipe até equipes de clientes ou comunidades externas, e suas posições podem existir tanto em capacidades oficiais como não oficiais, até a comunidade que lhe enviará e-mails irritados se as coisas derem errado.
  2. Priorize: assim que você souber quem, você precisa saber como. Como as diferentes partes interessadas interagem com o projeto e umas com as outras? Quem pode mudar todo o resultado? Este é um dos passos mais importantes, portanto, existem múltiplas abordagens para atender às suas necessidades.
  3. Plano: quando você tiver conseguido o que todos precisam, é hora de criar um plano para que isso aconteça. Investigando as motivações e interesses de diferentes partes interessadas, você pode criar um plano de comunicação que atenda a todos.
  4. Implemente: faça sua coisa usando seu método de gerenciamento de projeto de escolha, seguindo e atualizando seu plano de comunicação para manter as partes interessadas no circuito.
  5. Ajustar: mesmo os melhores planos (feitos pelo melhor gerente de projeto) não podem ser colocados em pedra, esta é afinal a base de toda a agilidade. À medida que o projeto avança e muda, suas partes interessadas e seus envolvimentos também podem.

Exatamente como você prioriza suas partes interessadas, ou analisa e iteratiza seu plano à medida que ele vai avançando, dependerá de qual abordagem você seguirá. Aqui estão alguns métodos populares que um gerente de projeto em ascensão como você deve conhecer.

Conclusão

Independentemente de quão simples ou complexas sejam suas necessidades, o objetivo é encontrar uma abordagem que não seja muito ou muito pequena, mas apenas correta. E há diferentes metodologias em cada ponto nessa escala para acomodar seu projeto.

Você não quer exagerar com um círculo de interessados quando tem apenas algumas poucas pessoas envolvidas, ou saltar nuances importantes por uma questão de simplicidade. Seu objetivo deve ser compreender as pessoas com quem você se comunicará o suficiente para criar e dar início ao seu trabalho.

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