Quais são os Benefícios da Arteterapia?
Navegação do Post
Quais são os Benefícios da Arteterapia? | Poucas coisas na vida têm o poder de despertar nossas emoções e evocar respostas convincentes na forma como a arte faz. Em todas as suas diversas formas, a arte é uma poderosa ferramenta de expressão.
Através de meios visuais, uma pessoa é capaz de se comunicar e se conectar com os outros de uma forma que transcende as palavras, e a terapia artística utiliza esta conexão para fortalecer a recuperação.
A qualidade convincente da arte faz dela uma ferramenta incrivelmente útil em psicoterapia e aconselhamento. Atividades educacionais criativas, na forma de terapia artística, tornam-se um tipo de linguagem que permite às pessoas comunicar pensamentos e sentimentos que são demasiado difíceis ou dolorosos para serem colocados em palavras. Confira mais a respeito em nosso site.
O que é Arteterapia?
A definição formal de arteterapia é “a aplicação das artes visuais e do processo criativo dentro de uma relação terapêutica para apoiar, manter e melhorar a saúde psicossocial, física, cognitiva e espiritual de indivíduos de todas as idades”.
Dito de forma mais simples, a arteterapia é um tipo de psicoterapia que utiliza a arte e os meios artísticos para ajudar as pessoas a explorar pensamentos e emoções de uma forma única.
A arteterapia é facilitada por um profissional treinado e qualificado com conhecimento da arte visual – desenhos para colorir, pintura, escultura e outras formas de arte – e do processo criativo, bem como do desenvolvimento humano e das teorias e técnicas de aconselhamento.
Do ponto de vista do paciente, a arteterapia não requer experiência ou talento especial. O trabalho não é criticado ou julgado por sua qualidade artística, precisão ou beleza. Os métodos utilizados, juntamente com o trabalho artístico resultante, são mais sobre as emoções expressas e sentidas ao longo do processo.
Ajudando os Adolescentes a se Expressarem
O uso da expressão não-verbal pode ser especialmente benéfico para adolescentes que estão navegando nas águas difíceis de sua adolescência.
Mudanças normais de desenvolvimento, tensões familiares e desafios sociais podem ser ainda mais complicadas pelos sintomas de doenças mentais, que afetam 20% de todos os jovens de 13-18 anos. Os adolescentes frequentemente veem a terapia artística como uma forma de tratamento não ameaçadora.
A arte que eles produzem ajuda o terapeuta a compreender melhor suas preocupações e circunstâncias de vida, especialmente aquelas situações que são muito arriscadas para serem reveladas ou muito embaraçosas para serem relatadas pessoalmente.
Esta conscientização equipa melhor o terapeuta nos esforços para protegê-lo e apoiá-lo. Na terapia, os adolescentes são capazes de se expressar em um contexto de orientação suave que os ajuda na auto-descoberta e no crescimento.
O processo criativo os ajuda a desenvolver uma compreensão de sua própria voz interior, estabelecer uma identidade, examinar valores e morais, questionar a autoridade e planejar o futuro.
Quais são os Benefícios da Arteterapia?
Os resultados positivos da terapia artística são abrangentes e proporcionam benefícios para qualquer pessoa que deseje aprender mais sobre si mesma ou explorar as artes criativas como meio de auto-expressão. Mas a artterapia traz benefícios específicos para aqueles que sofrem de um amplo espectro de doenças mentais.
Sob a orientação de um especialista treinado, a arteterapia pode ajudar a melhorar vários sintomas mentais e físicos, trazendo alívio significativo e promovendo a recuperação de distúrbios mentais debilitantes.
Além de tratar de sintomas específicos, a arteterapia oferece muitos benefícios gerais, como, por exemplo Oferecer uma forma não ameaçadora de expressar sentimentos internos que podem ser difíceis de colocar em palavras
- Fomentando um sentimento de ser compreendido, aliviando a frustração
Proporcionar uma saída segura para sentimentos como medo, culpa, dor, raiva e raiva
Ganhando habilidades e um senso de realização, proporcionando a propriedade de sucessos
Construir confiança, o que é encorajado em um ambiente seguro
Aumento da autoestima e do auto-respeito
Desenvolver perspectivas objetivas sobre as condições, desafios ou circunstâncias difíceis da vida
Experimentação de mudanças que podem ser aplicadas fora da terapia
Encorajar a realização dos pontos fortes pessoais existentes e a confiança para usá-los
Melhorar as habilidades sociais, especialmente para alguém que pode ser retraído ou tímido
A arteterapia pode ajudar os adolescentes a entender, expressar e melhorar suas condições mentais e emocionais. Como ela pode elevar a qualidade de vida de muitos, vale definitivamente a pena considerar a arteterapia como um catalisador para a cura de doenças mentais.
Parceiro: Como Desenhar Bem Feito