Desmineralização dental

Desmineralização dental: o que é e como ocorre

Quando ocorre um consumo muito grande de alimentos e bebidas ácidos podem gerar diversas consequências como a desmineralização dental ou uma sensibilidade maior nos dentes. 

Ou seja, a desmineralização nada mais é do que o desgaste que acontece no esmalte dos dentes que são causados por alimentos como frutas cítricas e bebidas ácidas como limonadas. 

Desse modo, entenda o que é a desmineralização dental, os maiores riscos que esse problema pode trazer para a sua saúde bucal, além dos tratamentos e formas de prevenção. 

Saúde e Bem-Estar

O que é a desmineralização dental?

A desmineralização é quando o pH do dente sofre uma queda pela ingestão de carboidratos, além do consumo de alimentos e bebidas cítricas. 

Isso acontece principalmente quando não há uma boa higiene bucal depois das refeições, e dessa forma, os açúcares ficam acumulados durante um bom tempo na boca. 

Portanto, com isso, são formados ácidos que vão se espalhando por toda a boca que vai afetar todo o esmalte dentário.

Caso essa desmineralização não seja tratada de modo correto, pode até mesmo gerar cáries nos dentes. Nesse caso, então, é preciso ir a um consultório de odontologia com urgência.

Vale lembrar que o dente é composto pela coroa, colo e raiz. Ou seja, dentro dele existe o esmalte, a dentina, a polpa e o cemento.

Esmalte dentário

O esmalte é o tecido mais mineralizado do organismo. Ele possui em média 86% de matriz inorgânica.

Dessa maneira, ele apresenta algumas ações dinâmicas, assim, o meio externo pode variar de acordo com as condições da cavidade oral. 

Dentina

A dentina é composta por 70% do mineral. Ou seja, ela também é formada por cristais, mas é pobre em outras substâncias como cálcio e fosfato de sódio.

Ela também é rica em magnésio carbonato, dessa maneira, ela é mais suscetível aos ataques ácidos.

Saliva

A saliva possui alta capacidade de tampão. Logo, ela regula as várias ações do pH bucal, mantendo sempre a cavidade em um ambiente favorável.

Ela pode interceder na reação de desmineralização dental e dessa forma, fazer com que ela se vire para uma mineralização.

Em sua composição, ela também apresenta um alto índice de cálcio e fosfato, que são inseridos na estrutura dental.

Biofilme

Esse líquido interfere na ação da solubilidade, que são os responsáveis pelas trocas de mineral no dente.

Desse modo, sua composição tem mais minerais do que a saliva, porque ele está em  contato próximo com os dentes.

O biofilme adere nos dentes que não têm cáries, então dessa maneira, vai atingir a primeira parte dele que é o esmalte.

Quando o biofilme está no dente, ele vai crescendo, amadurecendo e assim sintetizando polissacarídeos através do que foi ingerido da alimentação, ou seja, o açúcar. Assim, terá a queda do pH.

O pH normal da boca fica em torno de sete, dessa forma, ele geralmente cai para 5 ou quatro e meio.

Portanto, vai ser considerado um ambiente propício para a desmineralização dental.

Quando se faz o consumo de comidas pegajosas, elas também podem contribuir para a dificuldade de higienização, além da dificuldade de formação de cárie que produz um ácido muito forte.

Cárie

Quando se inicia a lesão de cárie no esmalte, entra o questionamento, como será esse processo?

O esmalte é o tecido mais duro do corpo humano, sendo composto de aproximadamente 96% de minerais e 4% de água e proteína.

Dessa maneira, os seus minerais contêm cristais chamados de hidroxiapatita, que são formados por:

  •  Cálcio;
  •  Fosfato;
  •  Hidroxila;
  •  Oxigênio.

Esses cristais estão unidos de uma forma diferenciada em uma complexa organização estrutural.

Esse tecido, permite que o esmalte tenha uma certa resistência aos esforços da mastigação e a aos sucessivos processos de desmineralização dental durante a alimentação.

Entretanto, devido à disposição do esmalte, ele é considerado um tecido permeável, que permite trocas entre ele e o meio bucal.

Desse modo, quem irá conduzir essa troca iônica é a substância que está dentro do cristal.

Após o metabolismo do açúcar, vai ocorrer o ambiente ácido, e é quando a desmineralização dental é mais constante do que a remineralização e então acontece uma perda mineral.

Tratamento

Muitas pessoas têm dúvidas se é possível recuperar o esmalte dental uma vez que ele está perdido.

Quando o esmalte é desgastado, além de deixar os dentes mais sensíveis, eles também podem ficar amarelados.

Sendo assim, será necessário o paciente buscar sobre o clareamento dental quanto custa para iniciar um procedimento e restaurar a cor natural deles.

Em uma lesão de cárie, após perder o esmalte, é possível restaurar o dente para colocar um material semelhante ao que seria a resina.

Por esse motivo, é importante que a cárie seja identificada e tratada no seu estágio inicial.

Desse modo, se ela for encontrada em estágio avançado, só será possível resolvê-la através do tratamento de canal, e em alguns casos somente com a extração do dente.

No caso de alguma extração do dente, é importante que o paciente busque um tratamento com a prótese fixa dentária para que eles não fiquem ausentes.

A ausência dos dentes pode causar consequências, como deixar os que estão amolecidos mais próximos.

Além disso, os dentes vizinhos podem querer ocupar o lugar do que foi retirado. Dessa maneira, são gerados os tortos. 

Dentes tortos

Os dentes tortos, podem ser principais colaboradores para a junção de alimentos e assim, eles tornam o processo de higienização mais difícil.

É importante que o paciente inicie o procedimento com um aparelho ortodôntico transparente.

O esmalte irá se reconstituir?

O esmalte não poderá ser reconstituído de forma natural, mas poderá ser feito através de procedimentos estéticos.

Nesse caso, é preciso ir a um dentista, que poderá tirar o molde da arcada dentária, e iniciar um tratamento através das facetas ou até mesmo lentes de contato.

É importante ir até o dentista realizar o tratamento ao identificar a desmineralização, sensibilidade e o amarelamento dos dentes.

Desse modo, é fundamental tratar a doença da cárie, porque se não for, poderá ocasionar até mesmo a perda do dente, sendo necessária então a solicitação do dentista especialista em implante.

No geral, é vital que sempre tenha um acompanhamento com um profissional especializado, e só ele poderá resolver o seu problema. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.